Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Valorização e Gestão de Resíduos Urbanos - Publicitação

Categoria de topo: Programas de Apoio

header logos apoios

Designação do Projeto:

Valorização e Gestão de Resíduos Urbanos

Código do Projeto:

ACORES-06-1911-FEDER-000022

Objetivo Principal:

O processo de tratamento e valorização de resíduos permite dar nova vida às matérias-primas e obter produtos que voltam a entrar no ciclo de produção e de consumo.

Esta realidade fortalece e demonstra a viabilidade de uma economia circular, que na prática permite poupar matérias-primas virgens e potencializar a utilização de matérias-primas secundárias.

Desta forma, pretende-se colmatar importantes atrasos estruturais na dotação de serviços ambientais, nomeadamente nos domínios da gestão dos resíduos.

Prevê-se a introdução de melhorias nas estruturas e redes existentes destinadas à recolha, triagem, tratamento e valorização de resíduos.

Entidade Beneficiária:

Município das Lajes do Pico

Custo total elegível:

511.945,52€

Apoio financeiro da União Europeia:

435.153,69€

Descrição:

O projeto a desenvolver destina-se à aquisição de uma viatura pesada, equipamentos e materiais para a recolha selectiva de resíduos urbanos e campanha de sensibilização junto dos munícipes, de forma a dotar a Câmara Municipal das Lajes do Pico de condições potenciadoras da valorização de resíduos urbanos.

Relativamente à recolha de resíduos no Concelho da Lajes do Pico, estão cumpridos os objectivos de recolha universal a todas as freguesias. No entanto, verifica-se a realização de um esforço de melhoria da qualidade do serviço e simultaneamente da sensibilização das populações para o problema dos resíduos, evitando assim danos ambientais e melhoria da qualidade vida.

A reduzida percentagem de recolha selectiva constitui a maior falha do sistema de recolha de resíduos do concelho. A rede de recolha de resíduos, tem como base a recolha em todo o Concelho, com um sistema de recolha de contentores de 800 litros, sendo na sua maioria indiferenciados.

Dado que o Município tem como objectivo diminuir a quantidade de depósito em aterro e aumentar o tratamento e a valorização dos resíduos, pretende-se diminuir o número de contentores indiferenciados e aumentar as ilhas de reciclagem, ilhas estas, onde será possível encontrar contentores para os diversos tipos de resíduos, permitindo ao munícipe uma maior proximidade e facilidade na separação, criando assim um sistema de recolha selectiva de resíduos mais alargado.
A implementação de todo o sistema permitirá economizar nos custos base, nomeadamente no que se refere à entrega de resíduos no centro de processamento da ilha do Pico, mas sobretudo na melhoria substancial das condições de vida da população e da qualidade ambiental.

Este projecto estende-se a todo o território do Concelho das Lajes, criando uma rede de ecopontos densa, onde serão criados 150 ilhas de reciclagem, cada uma com quatro contentores de 800 litros, fixos por guardas de inox e devidamente identificados com autocolantes com todas as instruções necessárias à correcta separação, papeleiras, sacos de recolha de dejectos, pilheiras, oleões e compostores. No centro da Vila das Lajes serão implementadas cinco ilhas subterrâneas, recipientes para recolha de pastilhas elásticas e recipientes cinzeiros. Dentro das infra-estruturas camarárias serão colocados ecopontos de interior. Serão enviados a toda a população desdobráveis com a informação de sensibilização para a recolha selectiva.

Para efectuar a recolha será adquirida uma viatura adequada em termos de dimensões às características da rede viária do concelho e em características técnicas adequadas à especificidade do serviço a efectuar.

Todas estas medidas irão possibilitar o aumento da eficiência do sistema, prevendo-se com este projecto atingir, em 2020, as metas previstas no PEPGRA, ou seja, 50%, do total de resíduos urbanos recicláveis ou reutilizáveis.

Resultados:

O principal resultado esperado será a diminuição substancial do depósito de resíduos em aterro, prevendo-se que os resíduos urbanos que têm como destino final a valorização, passem a representar uma maior percentagem do total dos resíduos urbanos produzidos, de forma a dar cumprimento aos objetivos regionais de valorização de resíduos.

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700