Hora do Planeta 2019

Categoria: Ambiente
Publicado em sábado, 30 março 2019, 14:40
Atualizado em sábado, 30 março 2019, 14:40

Hora do Planeta 2019A Hora do Planeta é um movimento promovido pela Organização Não Governamental WWF (World Wide Fund) que se realiza desde 2007.

Esta iniciativa visa sensibilizar a população em geral, bem como as empresas para que desliguem simbolicamente as luzes, interiores e exteriores, durante uma hora com o objetivo de mobilizar a sociedade numa tomada de posição referente às alterações climáticas.

Este ano, a Câmara Municipal das Lajes do Pico volta a associar-se a esta iniciativa, considerada o maior evento mundial de ação ambiental, desligando as luzes dos edifícios municipais: Paços do concelho - Convento de São Francisco, Centro de Artes e de Ciências do Mar, Forte de Santa Catarina, Auditório Municipal e Biblioteca Dias de Melo, hoje, sábado, 30 de março, entre as 20H30 e as 21H30.

A Câmara Municipal das Lajes do Pico agradece a todos os munícipes que se unam a esta causa e desliguem as luzes durante uma hora pela preservação do nosso planeta, o Planeta Terra.

Porque a nossa ‘casa’ enfrenta o duplo problema das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, o maior movimento global pelo ambiente procura mobilizar indivíduos, empresas e governos para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos.
Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é agora celebrada em mais de 180 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta. No mundo digital, a #EarthHour gerou mais de 3,5 mil milhões de impressões no ano passado.
Em Portugal, a Hora do Planeta foca-se na consciencialização do que todos podemos fazer por um planeta mais sustentável, instigando à mudança de hábitos quotidianos que ajudem ao equilíbrio do planeta e a travar as alterações climáticas. Todos os anos a Hora do Planeta atinge novos recordes de adesão, “apagando” correntemente mais de 150 monumentos num ato simbólico pelo planeta.

A HORA DO PLANETA PERTENCE-NOS A TODOS.

Como movimento global, todos temos uma voz e uma responsabilidade a cumprir. É por isso que todos os anos a WWF apela a que cada pessoa crie o seu próprio momento Hora do Planeta, apagando as luzes em casa, fazendo um jantar com amigos ou participando nos diferentes eventos que podem ser encontrados aqui https://horadoplaneta.pt/ & www.earthhour.org.

Até 2020, a WWF pretende gerar conversas e perceber como é que as pessoas um pouco por todo o mundo se ligam ao Planeta para travar a perda de biodiversidade e natureza, tendo criado uma plataforma para o efeito: www.connect2earth.org. Criada em parceria com o secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a plataforma visa construir uma consciência de massa sobre os valores da biodiversidade e da natureza, incluindo ação climática, oceanos saudáveis e negócios sustentáveis.

Em Portugal, cada pessoa foi convidada a mudar um hábito menos sustentável e a indicar como se liga ao planeta através de um vídeo, com o mote #ligateaoplaneta.