Sessão Solene dos 512 anos

Categoria: Mensagens Presidente
Publicado em quarta, 03 julho 2013, 11:42
Atualizado em domingo, 19 janeiro 2014, 22:11

IMG 1522Discurso do Presidente da Câmara, Roberto Silva, durante a Sessão Solene de 29 de junho de 2013:

"Na comemoração dos 512 anos da criação do primeiro concelho do Pico, o Município agradece e reconhece o trabalho, a dedicação e a audácia de pessoas, que por iniciativa individual, ou no âmbito de empresas e instituições, marcam a nossa história, de geração para geração.

Elegemos para este momento de gratidão, que é, nas palavras de Antístenes, “a memória do coração”, antigos baleeiros, como José Cardoso Gonçalves, José Faidoca (hoje reconhecido pelo seu papel na música) e Francisco Martiniano (funcionário da Câmara), esses heróis derradeiros, escravizados, descalçados, injustiçados, como é manifesto na obra de Dias de Melo, o nosso grande escritor açoriano.

Agraciamos mulheres e homens que protegem e cuidam dos outros, como queríamos que nos fizessem, que partilham o pão e a amizade, que acrescentam um sorriso e conforto, a vidas desencaminhadas e pouco afortunadas, num lado da ilha que se confunde com o interior com vista para o mar. São agraciados nesta categoria: Luísa Ávila Dinis, Arnaldo Silva, Manuel Urbano Dutra e Maria Cristina Azevedo.

Reconhecemos professores, mulheres e homens da educação, da cultura, da ciência, das letras e da construção naval que são referência capital na sua freguesia, no seu concelho, na sua ilha, que sempre os viu voltar, orgulhosos de encontrar, de novo, com o olhar, aquela montanha que deslumbra. São eles: Hélder Fernandes, Maria Norberta Amorim, José Fonseca da Silveira e  João Tavares.

Distinguimos no turismo quem constrói quintas e gere residenciais, como a Quinta do Milhafre na Ponta da Ilha, de Marco e Cindy Freitas e a Residencial Bela Vista na Vila das Lajes, de Camilo Costa, que criam emprego e valorizam o território rural e urbano, recebendo bem quem visita este ar e este mar, de distinta pureza, nesta ilha maravilhosa, acolhendo bem quem observa baleias e golfinhos, e sente outras emoções da natureza açoriana, entendida como a natureza da terra e do mar, mas em especial como a natureza das nossas gentes.

Dizemos muito obrigado às filarmónicas Liberdade Lajense, que comemora, em 2014, 150 anos de vida, e União Musical da Piedade, lideradas respetivamente por Francisco Soares e Eugénio Freitas, que promovem o ensino e a aprendizagem da música, em especial dos jovens, e abrilhantam as nossas festividades, e ainda ao Clube Desportivo Lajense e ao Clube Desportivo de São João, presididos por Orlando Ávila e Luís Aço, que são suportes relevantes na educação dos nossos filhos, projetando a nossa terra no contexto dos Açores.

Enaltecemos quem ordenha vacas nas bordaduras de vulcões, altos do mar, como é o caso de Eduardo Alves, numa ilha ainda endurecida pela juventude geológica, que é vergada pela força da urze, coisa absurda que está a dar cabo dos lacticínios do Pico.

Condecoramos a Queijaria do Pico que fabrica duas preciosidades gastronómicas, um queijo ilha, no Arrife, e um queijo São João, naquela freguesia, feitos com saberes ancestrais, trazidos pelos povoadores de outros séculos e perpetuados pela capacidade empreendedora de Rui Amaral, experiência dos queijeiros e afoiteza dos nossos produtores de leite.

Homenageamos também três funcionários do Município que foram exemplares no seu trabalho de serviço público e que construíram relacionamentos intemporais com colegas, eleitos e munícipes: Francisco Martiniano, Maria do Espírito Santo e Palmira Palhaça.

Todos os agraciamentos feitos nesta cerimónia simples, mas de enorme significado, correspondem a grandes exemplos de altruísmo e de humildade, de capacidade risco e de trabalho, de inteligência e de coração, de saberes e de emoções positivas, de cooperação e de entreajuda, de investir e de servir, pelo que na qualidade de presidente da câmara, presto o mais profundo reconhecimento aos que hoje são agraciados pelo Município e a todos os que construíram, ao longo de 512 anos, este admirável concelho das Lajes, o primeiro concelho do Pico.

Parabéns a todos!"

Roberto Silva

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/junho/sessao

Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700