Novo Coronavírus 2019-nCoV

Categoria: Comunicações Oficiais
Publicado em sexta, 31 janeiro 2020, 17:06
Atualizado em sexta, 31 janeiro 2020, 17:10

Novo Coronavírus 2019-nCoVOs Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano sendo que a infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

O novo coronavírus, intitulado 2019-nCoV, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, mais precisamente na Cidade de Wuhan, sendo um novo agente, com fonte da infeção ainda desconhecida, nunca previamente identificado em seres humanos.

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória, sendo que, em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Não tendo sido reportados casos em Portugal, não estão indicadas medidas específicas de proteção. No entanto, nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença, nomeadamente:
Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias;
Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;
Evitar contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta;
Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos, depositando de seguida o lenço de papel no lixo);
Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Para mais informações deverá consultar os comunicados e circulares da Direção Regional da Saúde, bem como a página da Direção Geral da Saúde (DGS), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700