Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Inauguração da Ampliação do Quartel dos Bombeiros das Lajes do Pico

Categoria: Comunicações Oficiais
Publicado em segunda, 06 julho 2020, 16:44
Atualizado em segunda, 06 julho 2020, 16:44

Inauguração da Ampliação do Quartel dos Bombeiros das Lajes do PicoPrimeiro, o contexto. A ressaca de um furacão e a Covid-19 mais, muito mais, do que 1000 furacões. As Lajes do Pico, um concelho remoto, de montanha, desde as baleias até ao ponto mais alto de Portugal. A sul e a leste do Pico, onde o sol nasce todos os dias, seis freguesias travam uma luta dura pela vida, há mais de 500 anos. Em cada uma das gerações, desde os fundadores do concelho até aos nossos dias, em diversos contextos políticos e sociais, a mesma abnegação, o mesmo destemor, a mesma humildade, a mesma gratidão.

A ressaca de um furacão, a Covid-19, um território difícil, um povo que ama a sua terra, que prossegue uma luta dura pela vida, numa Região com uma autonomia e um Governo que nos orgulha, que nos ouve, que nos respeita, que responde às preocupações, aos anseios, às propostas e aos problemas que são resolvidos, numa dinâmica brutalmente acelerada pelo digital e pela pressão de recuperarmos décadas de abandono de capitães donatários, rainhas e governantes de espinha centralista, na segunda maior ilha dos Açores.

Segundo, o primeiro assunto. A resposta do Governo aos estragos do furacão Lourenzo e da Covid-19, no balanço de uma visita e de uma legislatura que teve, em particular neste contexto muito difícil, uma ação e um olhar preocupado, atento, operacional, audaz, prático, fazedor, no carinho pelas pessoas, por cada pessoa, por cada família, por cada trabalhador, por cada empresário, na implementação de um conjunto de medidas e na realização de um conjunto de obras com alicerces numa matriz socialista que olha e serve as pessoas com o coração, com humanismo, com generosidade.

Na resposta do Governo dos Açores ao furacão Lourenzo e à Covid-19, registamos com plena satisfação a reconstrução e a ampliação do molhe de proteção da vila das Lajes do Pico, a ampliação da plataforma do caneiro, com novos espaços para as pescas e para as empresas turísticas, a consolidação do molhe de proteção do porto das Ribeiras, as beneficiações nos portos de São João e da Calheta, a estratégia para a instalação de fibra óptica em todo o território do Município, em especial na Ponta da Ilha, que potenciará melhores condições para o teletrabalho e para o telensino, a colaboração entre o Governo e a Câmara das Lajes do Pico, relativamente à instalação do destacamento dos Bombeiros na Piedade e de uma ambulância, junto ao posto médico da Ponta da Ilha, que beneficiará as pessoas das freguesias da Ribeirinha, Calheta e Piedade, e, em matéria de proteção civil, a ampliação do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros voluntários das Lajes do Pico que hoje é inaugurada, uma intenção de longos anos, de várias direções e assembleias desta associação, que a Câmara Municipal das Lajes do Pico sempre apoiou e continuará a apoiar, sem a mais pequena dúvida.

Sabemos o papel fundamental que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários tem na sua missão, insubstituível, na prestação de cuidados à população deste concelho, na saúde e na proteção de bens. Essa missão, cumprida todos os dias neste Município, desde o dia 10 de abril de 1981, de forma benemérita e heroica por muitos, em quase 40 anos de existência desta associação, tem hoje, com a inauguração da ampliação do seu quartel, o reconhecimento institucional do Governo dos Açores pelo labor de cada membro da direção, da assembleia geral e do conselho fiscal, um reconhecimento com um significado muito especial, profundo e entusiasmante pelo trabalho de cada um dos bombeiros que aqui presta serviço.

A Câmara Municipal das Lajes do Pico, reconhecendo a importância da vossa missão nos cuidados prestados ao povo deste concelho, sempre esteve, e sempre estará, ao vosso lado, ao lado dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico no apoio institucional, como aconteceu com o apoio técnico na execução desta obra, um apoio institucional incondicional, desde que cumpridos os princípios da coerência, da lealdade e do respeito merecidos pela Câmara Municipal.

Neste âmbito, a Câmara prosseguirá com as respostas e com os investimentos necessários para a construção de uma rede de prestação de cuidados de saúde e de proteção civil, no sentido mais lato, em articulação com o Governo dos Açores, nomeadamente com a Secretaria Regional da Saúde e com o Serviço Regional de Proteção Civil, criando ou melhorando as condições de operacionalidade dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico em todo o município. É o caso do investimento na aquisição de uma segunda SIV para acudir, rapidamente, a situações de emergência médica, e, como já foi referido, é o caso da criação das condições para instalar o destacamento de bombeiros e uma ambulância na Ponta da Ilha, associados ao posto médico.

Por fim, num dia em que faz sentido reconhecer o trabalho e o mérito do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, nas respostas dadas aos danos provocados pelo furacão Lourenzo e pela Covid-19, muito em especial no cumprimento da promessa da ampliação do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros das Lajes do Pico, desejo a cada bombeiro e a cada membro dos corpos sociais desta associação, o melhor uso das novas instalações, agora inauguradas. Que sejam o vosso porto de abrigo no regresso de cada saída de emergência e onde exerçam o vosso trabalho de forma digna, dedicada e motivada no cumprimento de uma missão que a todos nos une: servir os outros!

Lajes do Pico, 4 de julho de 2020

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico
Roberto Silva

IMG_4129
IMG_4142
IMG_4143
IMG_4151
IMG_4154
IMG_4163
IMG_4172
IMG_4184
IMG_4211
IMG_4213
IMG_4222
IMG_4230
IMG_4240
IMG_4245
IMG_4261
IMG_4266
IMG_4279
IMG_4282
IMG_4298
IMG_4317
IMG_4330
IMG_4342
IMG_4351
IMG_4374
IMG_4385
IMG_4391
IMG_4407
IMG_4411
IMG_4427
IMG_4440
IMG_4452
IMG_4493
IMG_4508
IMG_4532
IMG_4547
IMG_4568
IMG_4592
IMG_4596
IMG_4607
IMG_4630
IMG_4635
IMG_4645
01/42 
start stop bwd fwd

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700