Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Vasco Cordeiro recebido por Roberto Silva

Categoria: Comunicações Oficiais
Publicado em sexta, 19 junho 2020, 10:20
Atualizado em sexta, 19 junho 2020, 10:20

Visita Vasco CordeiroNo passado dia 19 de junho o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva nos Paços do Concelho, no Convento dos Franciscanos.

Num contexto extraordinariamente difícil provocado pela Covid-19, Roberto Silva fez uma caraterização da atual situação social e económica do Município das Lajes do Pico, falou do diagnóstico feito pela câmara junto das famílias do concelho, das medidas implementadas pela Câmara Municipal, no apoio às famílias e às empresas, no combate aos efeitos causados pela pandemia e da colaboração entre a câmara municipal, as autoridades de saúde do concelho e da ilha e os serviços de ação social do governo regional.

A saúde mereceu uma análise muito profunda. O Presidente da Câmara falou da importância de se começar um novo tempo nos cuidados de saúde a prestar ao povo da ilha e do concelho das Lajes do Pico. Nesse sentido, manifestou o seu apoio à proposta da USIP em reorganizar o serviço de saúde no Pico, que inclui a disponibilização da viatura SIV 24 horas, o serviço de atendimento permanente (SAP), no Centro de Saúde das Lajes, entre as 8h00 e as 22h00, uma situação entendida como transitória, atendendo aos condicionalismos impostos pela Covid-19 na gestão dos profissionais de saúde da ilha, devendo o SAP 24 horas ser reposto logo que seja possível.

Roberto Silva reiterou a proposta da câmara municipal, quer na aquisição, de imediato, de uma segunda SIV, competindo ao Governo assegurar o seu funcionamento 24 horas, quer na disponibilização, também de imediato, de condições para a instalação da seção dos bombeiros da Ponta da Ilha, responsabilizando-se o Governo pela colocação de uma ambulância na Ponta da Ilha com ligação ao posto médico existente.

Para a próxima legislatura, o Presidente da Câmara propôs, numa lógica de reestruturação profunda do sistema de saúde na ilha do Pico, a implementação de um serviço de urgência na ilha, inexistente, integrado no Centro Hospitalar Faial-Pico, potenciando o investimento feito no centro de saúde da Madalena, e a construção de um novo centro de saúde das Lajes do Pico, para o qual a Câmara indicou uma nova localização, na plataforma situada na entrada sul da vila das Lajes. A fim de reduzir o tempo de viagem entre as pontas da ilha, nomeadamente no transporte de doentes, Roberto Silva propôs, na próxima legislatura, a construção de uma via rápida, pelo mato, entre a Piedade e a Madalena.

IMG_2756
IMG_2772
IMG_2796
IMG_2802
IMG_2804
IMG_2825
IMG_2833
IMG_2837
IMG_2845
IMG_2852
IMG_2856
IMG_2865
01/12 
start stop bwd fwd

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700